A NATO e as ameaças no seu flanco sul: Boko Haram e companhia

326-2242-1-PB

Source: BBC News

“NATO cannot afford to reduce its Southern Flank to a geographically delimited MENA region. Terrorists are not stopping at the Sahel, and neither should NATO’s efforts to address them.”

Esta é a conclusão de uma excelente publicação que apareceu este mês (17 de Fevereiro de 2016) no website da nova Divisão de Investigação do NATO Defense College, da autoria de Meghan J. King (Research Fellow da instituição).

“Com o auto-proclamado Estado Islâmico (EI) a causar uma devastação terrorista na Síria, Iraque e [lentamente] na Europa, este Paper de Investigação considera as implicações do profundo alcance do movimento em África com a sua fusão, em 2015, com o grupo baseado na Nigéria, Boko Haram. Em vez de olhar para este desenvolvimento como demasiado distante [geograficamente] para ser uma preocupação da NATO, [o Paper] argumenta que a Aliança deve seriamente preparar-se para ameaças emanantes desta mais recente frente do EI.”

Estrutura do Paper:

(…) começa com uma discussão sobre a importância da terminologia na configuração da percepção de ameaças pela NATO. De seguida, analisa as implicações securitárias da fusão entre o EI e a Província do Estado Islâmico na África Ocidental (ou Boko Haram) para a comunidade transatlântica e conclui com recomendações práticas em termos da resposta da NATO.

Em suma, afirma a autora, a única forma de a Aliança Atlântica executar uma abordagem de 360 graus depende de não ignorar a disseminação do terrorismo e de outras ameaças transnacionais na África sub-sariana.

(minhas traduções do original)

Sobre Gustavo Plácido

An independent political and security risk analyst focused on Lusophone Sub-Saharan Africa. He covers Angola and Mozambique for Horizon Client Access.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s