Namíbia confirma projectos militares norte-coreanos

Nam24_06-800x449O governo da Namíbia confirmou que a Coreia do Norte construiu uma fábrica de armas e de munições no país e que está no processo de realizar outros contratos para a construção da primeira academia militar do país, quartéis militares e a nova sede do Ministério da Defesa.

A confirmação surge uma semana após o governo ter refutado um relatório do Painel de Peritos das Nações Unidas, o qual concluiu que Pyongyang tem violado continuamente as sanções impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas em protesto contra o programa de armamento nuclear e a provisão de equipamento e formação militar, bem como projectos de construção de natureza militar em países africanos, incluindo o Uganda e a Namíbia.

O vice primeiro-ministro Netumbo Nandi-Ndaitwah, que confirmou estes factos, afirma que a fábrica construida pela Coreia do Norte não pode ser vista como uma violação das sanções da ONU, visto que todos os produtos que produz não são destinados a exportação, mas para o uso das agências de segurança da Namíbia.

Nandi-Ndaitwah acrescentou ainda que as sanções visam principalmente o programa de armamentos nuclear da Coreia do Norte e não proíbem a Namíbia de manter relações militares ou diplomáticas com Pyongyang.

Contudo, as conclusões do governo da Namíbia contrariam o conteúdo do relatório, o qual conclui que “a construção de qualquer fábrica de munições ou infraestruturas militares similares é considerada como constituindo serviços e assistência em termos de provisão, produção ou manutenção de armas e material relacionado e, portanto, proibido no âmbito das resoluções.”

Sobre Gustavo Plácido

An independent political and security risk analyst focused on Lusophone Sub-Saharan Africa. He covers Angola and Mozambique for Horizon Client Access.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s