Renamo ataca mais um comboio da Vale

Inhamitanga,_Mozambique_to_Inhamitanga,_Mozambique_-_Google_Maps_-_2016-07-26_12.18.06

Renamo atacou comboio da empresa brasileira Vale, que transportava carvão ao longo da Linha do Sena

Homens armados atacaram esta segunda-feira (25.07) um comboio da Vale Moçambique, na província de Sofala, ferindo gravemente o maquinista. O ataque acontece uma semana depois de retomada a circulação na linha de Sena.

O comboio foi atacado de manhã, por volta das 10 horas, nas imediações do posto administrativo de Nhamitanga, no distrito de Cheringoma. Transportava carvão de Moatize, na província de Tete, para o porto da Beira, província de Sofala.

O ataque aconteceu não muito longe do local onde no mês passado ocorreram dois ataques consecutivos contra locomotivas da Vale Moçambique. Por esse motivo, a empresa mineira brasileira chegou a suspender a circulação ao longo daquela ferrovia.

Na altura, as medidas de segurança foram reforçadas. Forças de defesa e segurança foram destacadas para o local para garantir a circulação de pessoas e bens. A Vale e a empresa estatal Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) decidiram também que só haveria circulação no troço Caia-Muanza no período diurno.

(…)

Segundo um relatório da CFM, a empresa perdeu mais de 2.322 mil dólares com a suspensão por mais de duas semanas do uso da linha de Sena pela Vale Moçambique, o maior cliente daquela empresa estatal. A DW África tentou, sem sucesso, obter também uma reacção da Vale Moçambique.

Sobre Gustavo Plácido

An independent political and security risk analyst focused on Lusophone Sub-Saharan Africa. He covers Angola and Mozambique for Horizon Client Access.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s