São Tomé e Príncipe passa a integrar a força militar multinacional da CEEAC

AFrica_ASF_FOMAC(foto da BBC)

No âmbito da African Standby Force (ASF), a força militar de intervenção rápida da Comunidade Económica dos Estados da África (CEEAC), a Força Multinacional da África Central (FOMAC – Force Multinationale de l’Afrique Centrale ou ECCAS Standby Force), vai passar integrar forças militares santomenses, passando a FOMAC integrar cerca de 4.800 homens.

Esta decisão aconteceu com a reunião de peritos militares, havida em São Tome, entre 11 e 14 de Setembro, e que tinha como tema principal a «Atualização do Catálogo das Capacidades da Força Multinacional da África Central» visando definir uma Estratégia de Regional de Segurança, até o ano de 2020.

Segundo o Chefe de Estado Maior da Força Multinacional da CEEAC, o Brigadeiro Daniel Saviemba, parece que é desta vez que a FOMAC conseguirá reunir uma força multinacional militar – criada em 2008 mas que as sucessivas crises político-militares na região andava a protelar esse desiderato –, cuja missão principal é garantir a paz nesta sub-região económica, sob mandato da União Africana e do Conselho de Paz e Segurança da África Central (COPAC).

De notar que Angola, donde é oriundo o Brigadeiro Saviemba, também faz parte da SADC Standby Brigade (SADC SF), da sub-região africana da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC – Southern Africa Development Community), juntamente com a África do Sul, Botswana, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Swazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

Por sua vez, são Estados-membros da FOMAC, Angola, Burundi, Camarões, Chade, Gabão, Guiné-Equatorial, República do Congo, República Centro-Africana, República Democrática do Congo e São Tomé e Príncipe.

 

Sobre Eugenio C Almeida

Investigador Associado do CINAMIL (Academia Militar) e Investigador Integrado do CEI-IUl (ISCTE-IUL) - Mais, ver http://elcalmeida.net
Esta entrada foi publicada em CPLP com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s